A acne é uma doença inflamatória das glândulas sebáceas de predisposição genética, que acomete principalmente adolescentes de ambos os sexos, geralmente inicia-se na puberdade e pode persistir por longo período se não for tratada adequadamente. Manifesta-se inicialmente através do aparecimento de cravos e espinhas devido ao aumento da secreção sebácea e consequente obstrução dos poros.

Os cravos e espinhas aparecem principalmente na face e no tronco, áreas do corpo ricas em glândulas sebáceas. Os sintomas variam de pessoa para pessoa, sendo, na maioria das vezes de pequena e média intensidade. Pode ocorrer o desenvolvimento de lesões mais graves em forma de nódulos ou cistos.

Importante fazer uma avaliação clinica com um médico dermatologista para que se prescreva o tratamento adequado, que pode ser oral, através de medicamentos tomados pela boca ou tópico através de medicamentos aplicados diretamente na pele. Quando necessário o médico indicará o procedimento de limpeza de pele, que deve ser realizada por esteticistas capacitadas, que farão o esvaziamento das lesões não inflamatórias (cravos), evitando a sua transformação em espinhas.

Em caso de acne grave, nódulo cístico ou conglobata o dermatologista poderá utilizar a isotretinoína (ROACUTAN), este tratamento tem duração de 5 a 10 meses e é muito eficiente pois a isotretinoína age diretamente nas causa do problema da acne, reduzindo o tamanho das glândulas sebáceas e a secreção do sebo e ameniza os processos de inflamação e assim evitando as cicatrizes inestéticas.



Acne_1_-_image033.jpg
Acne_2_-_image035.jpg