Dermatite atópica ou eczema atópico é uma doença NÃO CONTAGIOSA adquirida por herança genética e familiar e costuma manifestar-se na infância e associa-se a ocorrência de doenças respiratórias, como asma, bronquite e rinite alérgica. O principal sintoma é a coceira associada a pele seca, que pode começar antes mesmo das lesões (eczemas) se manifestarem. Em crianças, as lesões são avermelhadas e descamativas e aparecem principalmente no tronco, na face e dobras enquanto que nos adolescentes e adultos tendem a se concentrar nas de dobra da pele, como na região atrás dos joelhos, dobras do pescoço, e dobras dos braços, deixando a pele destes locais mais grossa, áspera e escura.

Na maioria dos casos a coceira e as lesões da pele tendem a diminuir com a idade. A doença pode ser controlada, é importante que você siga a orientação do médico dermatologista e mantenha a pele sempre bem hidratada e não tome banhos com água muito quente ou demorados.

O tratamento consiste do controle com orientação geral, administração de anti-histamínicos orais, hidratação da pele e, se necessário, uso de corticosteroides tópicos e excepcionalmente sistêmicos.

A maioria dos pacientes e pais de pacientes com dermatite atópica notam que situações estressantes podem causar uma piora da doença. Raiva, ansiedade e frustrações, podem levar ao aumento da vermelhidão e da coceira. As pessoas com dermatite atópica e os pais, devem aprender a reconhecer as situações de estresse. Alguns métodos que podem reduzir o estresse podem ser feitos pelo próprio paciente e necessitam de pequena ou nenhuma orientação profissional, como por exemplo: priorizar e organizar o tempo, praticar exercício físico aeróbico, ouvir música, ler e até meditar. Os pais devem aprender a controlar sua ansiedade, pois é muito comum a criança com dermatite atópica captar o nervosismo dos pais e começar a se coçar mais. Outros métodos para o controle do estresse podem requerer assistência profissional, como por exemplo, uma consulta com um psicólogo, ou a participação em grupos de apoio para pessoas que sofrem de dermatite atópica.