O herpes é doença infecto contagiosa causada por vírus e é ALTAMENTE CONTAGIOSO. O contato com este vírus ocorre geralmente na infância, mas muitas vezes a doença não se manifesta nesta época. O vírus atravessa a pele e, percorrendo um nervo, se instala no organismo de forma inativa, até que venha a ser reativado. 
A reativação do vírus pode ocorrer devido a diversos fatores desencadeantes, tais como: exposição à luz solar intensa, fadiga física e mental, estresse emocional, febre ou outras infecções que diminuam a resistência orgânica.

Existem dois tipos de herpes, o HERPES SIMPLES 1 e 2 e o HERPES ZOSTER.

O herpes Simples do tipo 1 aparece frequentemente nos lábios mas pode aparecer também em outras regiões, já o herpes do tipo 2 aparece somente na região genital, tanto do homem como da mulher.O herpes do tipo 1 e 2 manifesta-se inicialmente através de ardor no local atingido, seguida pela formação de vesículas (bolinhas) que provocam ardor e desconforto, posteriormente com o ressecamento das bolinhas surge uma casquinha parecida com um machucado.Passando esta fase que dura aproximadamente 15 dias , o vírus volta ao seu estado “adormecido”

O herpes Zoster, popularmente conhecido como cobreiro, ocorre quando há uma reativação do vírus da catapora (varicela) e causa grande dor e desconforto pois acomete os nervos numa faixa que pega sempre um lado só do corpo. Sua localização mais comum é entre as costelas e nos nervos da face a partir da orelha. Este tipo de herpes ocorre, quase sempre, uma única vez, é raríssimo a pessoa uma vez curada, ter novo episodio de herpes zoster.

É importante fazer uma avaliação clinica com um médico dermatologista ou infectologista para que se prescreva o tratamento adequado, que pode ser oral, através de medicamentos tomados pela boca ou tópico através de medicamentos aplicados diretamente na pele.



Herpes Simples


herpes_simples_-_image005__1_.jpg
HERPES_SIMPLES.jpg

Herpes Zoster


HERPES_ZOSTER.jpg
herpes_zoster_2_-_image048.jpg