Micoses são infecções bastante comuns causadas pelo crescimento excessivo de fungos que geralmente se desenvolvem em locais quentes e úmidos. Este incomodo pode aparecer em qualquer parte da pele como o couro cabeludo, unhas, pés e áreas mais úmidas do corpo. Estes fungos estão presentes em todas as pessoas, mas o desenvolvimento das micoses está ligado a fatores como, sistema imunológico enfraquecido, consumo excessivo de açúcar ou alergias. Importante salientar que a micose é uma doença infecciosa que, se não tratada adequadamente, pode trazer desconforto alem de SER CONTAGIOSA.

A micose mais comum é a Pitiríase versicolor, também chamada de micose de praia. Ela é causada pelo fungo do gênero malazessia e que caracteriza-se por manchas pequenas redondas e esbranquiçadas, como confete, que aparecem no tronco e nos braços e podem coçar. É mais comum em adolescentes e jovens com pele do tipo oleosa e o seu tratamento é simples.

Há vários outros tipos de micose e é importante fazer uma avaliação clinica com um médico dermatologista para que se prescreva o tratamento adequado, que pode ser oral, através de medicamentos tomados pela boca ou tópico através de medicamentos aplicados diretamente na pele como cremes, loções e talcos.

Para prevenir a micose  seque-se bem após o banho, principalmente as dobras de pele como as axilas, as virilhas e os dedos dos pés, não ande descalço em pisos constantemente úmidos como lava pés de piscinas, vestiários e saunas, evite usar calçados fechados e sempre que possível opte por calçados mais largos e ventilados e
evite os tecidos sintéticos, principalmente nas roupas íntimas dê preferência a tecidos de algodão.