O Vitiligo é uma doença, NÃO CONTAGIOSA,  onde ocorre a despigmentação da pele, de causa ainda desconhecida caracteriza-se pelo aparecimento de manchas sem pigmentação na pele e atinge principalmente a face, extremidades dos membros, cotovelos, joelhos e genitais. Também pode ocorrer a despigmentação do cabelo e áreas pilosas.

O vitiligo não causa dores e também nenhum prejuízo à saúde física porem as alterações estéticas muitas vezes causam distúrbios psicológicos que podem prejudicar o convívio social. Este fator psicológico normalmente interfere de forma negativa no tratamento da doença e nestes casos torna-se necessário o acompanhamento psicológico.  Seu tratamento deve ser individualizado pois o vitiligo se apresenta de forma e intensidade diferente em cada paciente.

O vitiligo é uma doença que tem tratamento, mas este tratamento é demorado e exige paciência. No caso das crianças, é importante que os pais tentem se controlar para não transmitir sua ansiedade para elas, fazendo-as pensar que sofrem de uma doença grave, o que só trará dificuldades ao tratamento. É importante lembrar que o vitiligo deve ser tratado e controlado e que a sua cura é possível.



Fotolia_23819128_DC_VITILIGO.jpg
vitiligo_neck_.jpg